Operação Sagitta Primus 2024

 

 

No período de 30 de julho a 9 de agosto de 2024, o 3º Grupo De Artilharia Antiaérea, "Grupo Conde de Caxias" participou da Operação Sagitta Primus 2024, no Campo de Instrução de Formosa-GO. Sob a coordenação do Comando de Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro, o maior exercício de tiro real de defesa antiaérea da América Latina reuniu aproximadamente 500 militares de 15 Organizações Militares (OM) de Artilharia Antiaérea de várias regiões do país e utilizou diversos meios de Defesa Antiaérea, entre eles, os mísseis telecomandados RBS-70, o radar SABER M60, as Viaturas Centro de Operações Antiaéreas Eletrônico e a Viatura Blindada de Combate (VBC) Gepard.

No intuito de aumentar a complexidade e realismo dos exercícios, foram realizados sobrevoos e incursões aéreas de alvos simulados e reais, com a participação de uma aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), e de um helicóptero Pantera K2 do Comando de Aviação do Exército. A fase tática da Operação Sagitta Primus contou, ainda, com emissão de ordens nos escalões de AAe, desdobramento das seções e baterias antiaéreas, tomada de posição das Unidades de Tiro (U Tir), defesa de uma Bateria de Mísseis e Foguetes (Bia MF) e de pontos sensíveis.

A conclusão da Operação Sagitta Primus comprova a capacidade operacional do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea no cenário da defesa aeroespacial brasileira e no contexto do protagonismo crescente da defesa antiaérea em âmbito mundial, garantindo, dessa forma, a negação do Espaço Aéreo Brasileiro para potenciais agressores. ANTIAÉREA! BRASIL!!!