São as seguintes as Associações que, com seu trabalho e proximidade com o "Grupo Conde de Caxias", colaboram para que o 3° GAAAe cumpra suas missões:
Liga de Defesa Nacional (LDN)
A Liga de Defesa Nacional foi fundada em 1916 no Rio de Janeiro por Olavo Bilac, Pedro Lessa e Miguel Calmon, sob a presidência de Rui Barbosa, que era favorável ao apoio brasileiro aos Aliados na Primeira Guerra Mundial. A guerra ajudava a popularizar a idéia do serviço militar obrigatório e reforçava a importância das Forças Armadas. Por defender a idéia do "cidadão-soldado" e do serviço militar como escola de cidadania, a Liga recebeu desde o início o apoio do Exército.
A divulgação dos ideais da Liga era feita por meio de livros, panfletos, discursos e viagens por todo país. Bilac, seu mais importante líder, definia sua ação como um "apostolado de civismo e patriotismo". Em suas palestras, enfatizava a importância do engajamento dos intelectuais na causa nacionalista, apontando-os como responsáveis pela defesa da pátria e pela modernização das estruturas sociais.
A campanha da Liga de Defesa Nacional conseguiu mobilizar a população das principais cidades do país, em especial os estudantes, empolgados por um sentimento nacionalista trazido pela guerra. Conseguiu também que no próprio ano de 1916 fosse realizado o primeiro sorteiro militar. Dois anos depois, já se exigia carteira de reservista aos candidatos a cargos públicos.
O Presidente atual é o Sr Marcos Antonio Tronca.
Associação dos Artilheiros Antiaéreos de Caxias do Sul
A Associação dos Artilheiros Antiaéreos, sediada em Caxias do Sul – RS, criada no DIA DA ARTILHARIA, em 10 de junho de 2008, é uma entidade associativa que congrega ex-alunos e Oficiais da Reserva de 2ª Classe – R2, formados no NUCLEO DE PREPARAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea – Grupo Conde de Caxias. A Associação é uma entidade representativa de caráter sócio cultural dos oficiais R2 artilheiros antiaéreos e tem por objetivo incentivar o desenvolvimento intelectual dos seus associados, com o fim de fomentar o sentimento de afeição pelo 3º GAAAÉ - Unidade Militar de origem e formação, pelo Exército Brasileiro, o respeito aos valores pátrios, aos Símbolos Nacionais, à história, à natureza, além de incentivar o espírito cívico-militar compatível com as profissões e ocupações civis, tudo pelo bem e engrandecimento do Brasil. Aqui é a casa do reservista formado no NPOR do 3º GAAAé, local de convívio sadio, de confraternização, oportunidade para relembrar os tempos vividos na formação de oficial, ter acesso aos assuntos pertinentes ao desenvolvimento da nossa querida arma, a Artilharia, além de acompanhar temas que envolvem a defesa e segurança nacional, através da organização de eventos como a SEMANA DE DEBATES DE TEMAS ESTRATÉGICOS.
A entidade também desempenha um papel importante na ligação da Unidade Militar de Caxias do Sul com a sociedade caxiense, participando ativamente das atividades cívico-militares promovidas pelo quartel. Anualmente o NPOR do 3º GAAAé tem preparado jovens para o exercício da liderança, tendo seus valores físicos, morais, espírito de cidadania e patriotismo aperfeiçoados e reforçados na instrução militar, tão necessários para a retomada dos rumos do nosso país. Se não convocados ao serviço ativo, a comunidade caxiense se engrandece ao receber estes valorosos jovens. Muitos empresários, educadores, políticos e profissionais liberais de destaque na nossa comunidade, foram formados no NPOR do 3º GAAAé, hoje integrantes da Associação dos Artilheiros Antiaéreos.
O Presidente atual é o Sr Juarez Nunes da Silva.
Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG)
A ADESG foi fundada em 7 de dezembro de 1951. Trata-se de uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração ilimitada. Considerada de utilidade pública por Decreto, em 21 de outubro de 1954.
Tem por missão congregar os diplomados da Escola Superior de Guerra (ESG) e vivificar a solidariedade de seus integrantes.
A ADESG atuará sem vinculações com partidos políticos, entidades, grupos, associações ou organizações de qualquer natureza.
A ADESG existe para divulgar a Doutrina da ESG e para atender aos diplomados da ESG e aos diplomados em seus Ciclos de Estudos.
A participação dos associados é fundamental. A ADESG só será forte por nosso desejo. Os estagiários da Escola Superior de Guerra são membros temporários da ADESG (Item III, do Art. 3º, Capítulo II, do Estatuto da ADESG).
O Representante do Delegado da ADESG/RS em Caxias do Sul é o Sr Guilherme Tedesco Zanchi.
Associação de Amigos do 3° Grupo de Artilharia Antiaérea "Grupo Conde de Caxias" (SOACONCA)
A história de amizade entre a gente laboriosa que veio colonizar estas terras dos “Campos de Cima da Serra” e o Exército Brasileiro remonta à criação do Tiro de Guerra, em Galópolis, passando pelo 9º Batalhão de Caçadores até solidificar-se com o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea. A comunidade caxiense acolheu a Unidade do Exército com muito carinho e deferência, estando sempre junto dela e, por sua vez, a Unidade sempre esteve junto da comunidade nas atividades que se fizeram necessárias a sua participação. Aí reside a grande razão para a existência deste sentimento de amizade, entre a comunidade e o seu quartel.
Nos dias atuais, consolidou-se junto a pessoas da comunidade caxiense, a vontade de marcar a existência dessa amizade, com a criação de uma entidade que cristalize esse sentimento e que possa servir também a outras entidades e instituições da cidade e região. Essas lideranças, então, reuniram-se com o Comando do “Grupo Conde de Caxias” e iniciaram os trabalhos que resultaram no registro, a 16 de abril de 2013, da Associação de Amigos do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, “Grupo Conde de Caxias” (SOACONCA), que completou no ano de 2023, dez anos de criação.
A SOACONCA tem na presidência do Conselho Superior, o Sr Comandante do 3º GAAAe, Tenente-Coronel George Koppe Eiriz, na presidência do Conselho Executivo, o Sr Luis Felipe Novello e na 1ª Vice-presidência do Conselho Executivo, o Sr Adalmir Felipe Borges Antunes e na 2ª Vice-presidência, o Sr Julio César Natividade.