O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva e dos soldados do Efetivo Variável.
Durante a cerimônia, foi prestada homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, conhecido por sua liderança em várias campanhas militares que consolidaram a integridade territorial e soberania do Brasil.
A solenidade iniciou com a formação da tropa, a execução do Hino à Caxias e com o juramento dos soldados e Alunos do NPOR de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, em seguida, houve a entrega de medalhas e condecorações a militares que se destacaram por seu desempenho e dedicação ao serviço, como também, do Diploma de Colaborador Emérito do Exército e de Amigo do Grupo a cidadãos caxienses que se destacaram pela cooperação no cumprimento das missões do 3° GAAAe.
O comandante do Grupo, Ten Cel Koppe, fez uso da palavra destacando a importância da profissão militar e o papel fundamental do soldado na defesa da pátria e no apoio à sociedade brasileira em momentos críticos, como desastres naturais e operações de paz.
O evento também incluiu a apresentação e demonstração de engajamento de aeronaves no Simulador do Míssil RBS 70, demostrando aos participantes a capacidade operacional da Artilharia Antiaérea da Serra Gaúcha.
Essa celebração não apenas reforça o espírito de camaradagem e patriotismo dentro das fileiras do Exército Brasileiro, mas também estreita os laços entre as Forças Armadas e a comunidade local, demonstrando o compromisso contínuo dos militares com a segurança e a soberania do Brasil.
Texto: 1º Sargento Amaral
Fotos: 1º Sgt Amaral, 3º Sgt Tavares, Sd Anderson